A importância de se ouvir os clientes!


Desde os tempos dos mascates até a atualidade, um dos principais fatores que mantém sólida e garante o sucesso de uma empresa está no bom relacionamento entre empresa e cliente. Observa-se um continuo investimento nos canais de comunicação que ouçam o nível de satisfação dos consumidores e através deles, filtrar tais informações, buscando uma melhoria em seu atendimento ou até mesmo no produto e com isso fidelizando os mesmos. A importância de se ouvir o usuário permite que ele fique cada vez mais satisfeito, aumentando a aceitação do produto e o crescimento nas vendas.

É importante investir em quantidade, porém a qualidade é o diferencial. Um representante de vendas capacitado para atender os clientes em suas críticas e sugestões é muito mais eficiente do que as tradicionais centrais de atendimento, com estruturas precárias e atendentes despreparados. Outro ponto negativo é quanto a informação não é captada pelas áreas estratégicas dificultando esse processo de relacionamento e impedindo resultados positivos em relação a captação dessas informações. O mundo mudou e o acesso as informações é muito mais dinâmico as empresas não devem tratar seus clientes como se elas fossem a única a oferecerem produtos e serviços, é muito importante estar atento a todas as manifestações que surgem do relacionamento empresa-cliente e analisar cada sugestão ou reclamação.

A busca por melhorias através de um contato direto e eficiente com o cliente e proporciona benefícios a empresa e estabelecem estratégias aos incrementos de venda resultando em constante progreção.

Fonte: www.revistadistribuição.com.br AGO 2009


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